Dente quebrou? Saiba o que fazer!

  • Pro Dr. Antônio Gonçalves   •   23/06/2022

Por mais que você tenha uma boa higiene bucal, seja bastante cuidadoso com seus dentes e visite regularmente seu dentista, você pode ser deparar com uma situação bem desagradável: fratura dental! Em razão disso, é muito importante saber o que se deve fazer nesse caso.

Também conhecido como traumatismo dental, é uma emergência relativamente comum, principalmente em crianças. Os dentes podem quebrar devido a traumas em acidentes ou mordidas em alimentos muito duros. Isso ocasiona um grande comprometimento do ponto de vista funcional e/ou estético e a falta de cuidados adequados pode ocasionar a perda do dente.

Caso você seja acometido por tal situação, siga as orientações a seguir para proteger o seu dente e, consequentemente, conquistar um belo sorriso novamente:

Dente quebrou? Saiba o que fazer!

VERIFIQUE SE O DENTE FICOU MOLE:

Se o dente apenas quebrou um pedaço, menos mal. Caso tenha fraturado e ficado com mobilidade, aí é sinal de que a coisa pode ter sido um pouco mais séria;

GUARDE O PEDACO DO DENTE:

O pedaço quebrado deve ser lavado com água e conservado, preferencialmente, em algum ambiente úmido, água ou soro fisiológico para mantê-lo hidratado. É possível que o pedaço do dente tenha ficado retido na mucosa dos lábios, nesse caso, melhor deixar para o profissional removê-lo;

PROCURE UM DENTISTA:

Rapidamente deve-se agendar a consulta com um Dentista especializado a fim de se tomar os devidos cuidados. O profissional fará um exame clínico minucioso e solicitará os exames necessários.

O procedimento a ser realizado varia e depende do nível de fratura. Primeiramente, avalia se há necessidade ou não do tratamento de canal. Em seguida, opta-se por colar o fragmento à superfície dental (quando o mesmo é guardado pelo paciente e levado à consulta) ou restaurar com resina composta direta. Pode-se, ainda, optar pela realização de uma coroa total ou até mesmo exodontia (remoção do dente) quando a fratura se localiza dentro da gengiva, a nível de raiz.

Lembrando que, neste caso citado acima, não se considerou a avulsão dentária, ou seja, quando o dente sai por completo da sua cavidade. Caso isso ocorra, as recomendações são outras e o assunto será abordado em uma nova postagem.

Agora você já sabe como agir caso venha a quebrar um pedaço do dente, certo?

Para agendar uma consulta e obter maiores informações, basta clicar no ícone do whatsapp que aparece na sua tela ou ligar em um dos nossos números que constam no site.

Será um prazer enorme poder ajudá-lo(a)!

Agende sua consulta:

WHATSAPP