Dente sofreu um trauma e caiu: Saiba o que fazer!
Pro Dr. Antônio Gonçalves • 04/06/2022
Em outra postagem, já comentamos como proceder nos casos em que se quebra um pedaço do dente. Agora vamos abordar os casos de trauma onde o elemento dental avulsiona, ou seja, sai do alvéolo (sua cavidade) e vai parar na palma da sua mão ou até mesmo no chão.
Isso acontece geralmente quando sofre um acidente e bate a boca em alguma superfície muito dura, como em uma calçada, uma coluna, azulejo no fundo de uma piscina, painel de um carro em caso de acidente automobilístico, etc.
Primeiro ponto a se considerar é: se o dente é de leite ou permanente. Se for o de leite, não adianta se preocupar com dente em si (pois o mesmo não será reimplantado), mas sim com a cavidade do dente (alvéolo) e os tecidos moles ao redor que podem ter sidos lesionados. Por outro lado, caso o dente acometido seja o permanente, aí a abordagem será diferente (iremos detalhar a seguir):
O QUE FAZER COM O DENTE?
Caso o dente tenha entrado em contato com o chão ou outra superfície (areia, por exemplo), deve-se segurá-lo pela coroa (NÃO TOCAR NA RAIZ) e lavá-lo (SEM ESFREGAR) com soro fisiológico ou água tratada por uns 10 segundos. Em seguida, o próprio paciente (ou quem estiver próximo) deve tentar reimplantá-lo até o momento de se chegar à consulta odontológica de urgência.
Se não for possível reposicionar o dente no alvéolo, o mesmo deverá ser armazenado em um meio adequado, dentre os quais podemos citar em ordem de preferência: leite, soro fisiológico ou a própria saliva do paciente.
QUANTO TEMPO DEPOIS DO OCORRIDO DEVO PROCURAR O DENTISTA?
Tem que procurar atendimento imediato! Se o dente permanecer por até 30 minutos conservado em meio extra-oral, ele terá uma grande chance de responder positivamente ao tratamento. Caso contrário, a cada hora que se passa diminui drasticamente as chances de sucesso.
E QUANDO O DENTE QUE CAIU É UM DE LEITE?
Certamente, logo após o trauma, irá sangrar na região afetada. Portanto, estanque o sangramento com uma gaze estéril pressionando-a no local, sem fazer muita força, até que o sangramento diminua. Caso persista, coloque água gelada ou uma pedra de gelo na cavidade bucal e deixe por alguns minutos. As baixas temperaturas ocasionam vasoconstricção, o que diminui o processo inflamatório. Se tiver ocorrido algum corte nos tecidos moles (lábios, por exemplo), pode-se colocar gelo no local, enrolado num pano limpo.
Nesses casos, há risco de o dente de leite ter traumatizado o dente permanente que está por vir, daí a necessidade de um acompanhamento clínico e radiográfico do caso.
Ah, e quanto ao dente que caiu, se encontrar leve-o para mostrar ao Dentista (só para verificar se saiu por completo ou fraturou algum pedaço dentro). Não precisa de cuidados específicos de armazenamento, pois o mesmo não será reimplantado.
Para agendar uma consulta e obter maiores informações, basta clicar no ícone do whatsapp que aparece na sua tela ou ligar em um dos nossos números que constam no site. Será um prazer enorme poder ajudá-lo(a)!