Lente de Contato Dental
Pro Dr. Antônio Gonçalves • 23/06/2022
Ter um sorriso bonito é fundamental para mantermos uma auto estima elevada, afinal, ele é o nosso “cartão de visita”. A Odontologia está cada vez mais avançada e o que não faltam são opções de tratamentos para tornar o sorriso mais bonito.
Um dos procedimentos mais populares, principalmente entre os famosos, são as lentes de contato dental. Elas promovem grandes melhorias no tamanho, forma e textura dos dentes.
Quer saber mais sobre esse tratamento? Continue a leitura!
O que é a lente de contato dental?
São laminados finos de porcelana, colados sobre a superfície dental. A espessura da peça é tão fina que se compara à lente de contato para os olhos, daí a comparação com o nome.
Ao consultar um Dentista, ele fará uma avaliação clínica e radiográfica dos seus dentes a fim de se verificar a indicação ou não desse procedimento. Caso esteja indicado, aí passa-se pra uma outra etapa que é a moldagem das arcadas para um planejamento (enceramento), onde fará um “projeto” do novo sorriso.
Do que é feita?
O material mais comumente utilizado hoje em dia para a confecção das lentes é uma porcelana do tipo E-max (dissilicato de lítio), pois reúne excelentes propriedades de resistência e estética.
Quanto tempo dura?
Depende de uma série de fatores, dentre eles: cuidados do paciente quanto à higienização e alimentação, retornos frequentes ao Dentista para a proservação do caso, ausência de traumas/pancadas causadas por acidentes, controle dos hábitos parafuncionais como o bruxismo e apertamento, etc.
Levando-se em consideração o lado positivo de todos esses aspectos, pode-se dizer que elas duram, em média, uns 15 anos.
Qual sua indicação?
Sigla para Digital Smile Design. É um projeto virtual do novo design do sorriso. Serve de guia para a execução do enceramento diagnostico.
O que é o DSD?
Sigla para Digital Smile Design. É um projeto virtual do novo design do sorriso. Serve de guia para a execução do enceramento diagnostico.
O que é o Mock-up?
É uma espécie de “test-drive”. Após feito o enceramento baseado no DSD, faz-se um ensaio restaurador intra-oral para que o paciente possa visualizar como ficará o resultado final do tratamento. É nesse momento onde o paciente e o profissional entram num consenso a respeito dos detalhes do planejamento. A partir daí, procedem-se aos preparos dos dentes, moldagem e envio para o protético executar a confecção dos laminados no laboratório conforme o planejado e acertado com o paciente.
Como é feita a instalação das lentes?
Após receber os laminados do laboratório, remove-se o mock-up do paciente e executa-se a cimentarão que é feita com cimento resinoso de alta resistência adesiva. A partir desse momento, as peças estarão tão unidas ao dente que farão parte da estrutura dental, salvo casos em que haja algum tipo de falha durante o processo da cimentação.
Os cuidados com a higiene são fundamentais para a conservação, por isso, lembre-se de escovar pelo menos 3 vezes ao dia, usar fio-dental e realizar consultas periódicas ao Dentista (a cada 6 meses)!
Então, para quem deseja melhorar a estética do sorriso, essa é uma das formas de se alcançar esse resultado!
Para agendar uma consulta e obter maiores informações, basta clicar no ícone do WhatsApp que aparece na sua tela. Será um prazer enorme poder ajudá-lo(a)!